Pesquisar

Mudanças significativas na política de vistos europeus para viajantes brasileiros

Em 2016, o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu introduziram o sistema de entrada-saída (EES) e a isenção de visto ETIAS. A política de vistos da Europa está mudando e se adaptando a novos esquemas para uma Europa mais robusta e segura. Mudanças na política de vistos padrão da UE (União Europeia) O principal objetivo das mudanças nas regras de vistos é evitar ameaças à saúde e outras ameaças ao espaço Schengen. As regras serão renovadas em diferentes direções. O ETIAS (European Travel Information and Authorization System), facilitará a segurança das viagens na Europa e tornará as viagens mais fáceis para turistas e visitantes de negócios. A isenção de visto europeu também reduzirá o controle da migração ilegal.
ETIAS Travel Authorizarion Autorização de viagem ETIAS

Mudanças na política de vistos padrão da UE (União Europeia) 

O principal objetivo das mudanças nas regras de vistos é evitar ameaças à saúde e outras ameaças ao espaço Schengen. As regras serão renovadas em diferentes direções. O ETIAS (European Travel Information and Authorization System), facilitará a segurança das viagens na Europa e tornará as viagens mais fáceis para turistas e visitantes de negócios. A isenção de visto europeu também reduzirá o controle da migração ilegal. 

Um sistema de vistos europeu estável e seguro é uma prioridade para os estados membros, pois o turismo representa 10% do PIB da Europa. A reforma dos vistos melhorará as relações com países não europeus. Essa será uma oportunidade para os turistas preencherem um pedido de visto por meio de processos simplificados e considerarem alguns benefícios. 

Mudanças esperadas na política europeia de vistos 

Geralmente, o processo está começando, o tempo de decisão para pedidos de visto será reduzido de 15 para 10 dias. O visto ETIAS estará disponível on-line eletronicamente. Assim que o ETIAS estiver operacional, os viajantes de países isentos de visto se registrarão online. 

Qual é o impacto do ETIAS na política europeia de vistos? 

Uma política europeia de vistos padrão melhorará o turismo e o comércio em toda a Europa, criando um conjunto padrão de regras de vistos. A existência de regras comuns também facilitou as relações comerciais entre os países. Para reforçar as medidas de segurança, a Europa vai lançar um novo programa a partir de 2025, que será para quem pretende viajar para a Europa. Uma isenção de visto para a Europa chamada Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem ou ETIAS estará operacional até o final de 2025. 

O ETIAS é um sistema de autorização semelhante ao ETA da Austrália e ao ESTA dos EUA para a Europa. Aumenta o controlo das fronteiras e a segurança da imigração no espaço Schengen. 

A Política Comum de Vistos da Europa é uma estratégia utilizada no espaço Schengen para aqueles cidadãos que atualmente desfrutam de viagens sem visto e cujo país não pertence à Europa. 

A importância do ETIAS para a Política Comum de Vistos? 

A introdução do Sistema ETIAS criará um requisito adicional para os cidadãos de países que atualmente viajam para a Europa sem visto. O ETIAS não afetará os países que solicitarão um visto Schengen. As regras não vão mudar para eles. 

O ETIAS é um sistema para cidadãos que se registram online para obter uma autorização. Esse não será um procedimento típico de visto no consulado ou embaixada. O sistema de isenção de visto será uma medida adicional de segurança, que verificará os indicadores de segurança de quem deseja entrar na Europa por meio de estratégias digitais. O principal objetivo da implementação do ETIAS é aumentar a segurança no controle de fronteiras e imigração. Isso beneficiará os cidadãos e viajantes europeus que planejam viajar para os países Schengen. 

Como o ETIAS afetará os viajantes brasileiros? 

O visto ETIAS terá impacto mínimo sobre os cidadãos brasileiros e outros viajantes para a Europa. Antes da partida, os viajantes irão registar-se online no Sistema Europeu de Isenção de Vistos. O aplicativo on-line requer o preenchimento de informações biométricas do passaporte e detalhes da viagem e a resposta a algumas perguntas de segurança. O processo de inscrição será fácil para todos os viajantes – não há necessidade de visitar o consulado ou a embaixada. Ao se registrar online para a Europa, os cidadãos brasileiros elegíveis já serão selecionados no ETIAS. Os candidatos receberão imediatamente uma notificação de confirmação enviada digitalmente para seu endereço de e-mail. 

O futuro do sistema europeu de vistos 

Com a mudança nas regras de vistos com a Europa, haverá várias outras mudanças na atual política padrão de vistos europeus. A implementação do programa ETIAS em 2025 permitirá que os Estados-Membros definam a elegibilidade do requerente para a autorização de viagem ETIAS de forma mais eficaz. 

Mudanças sistêmicas ajudarão a evitar atrasos, e a implementação do visto ETIAS até 2025 facilitará as viagens ao espaço Schengen para milhões de visitantes, incluindo cidadãos brasileiros.
As certificações Covid-19 são essenciais para o planejamento de viagens hoje, pois os países estabelecem regulamentos individuais para viajantes com base na pandemia. Esse é um passo crítico na segurança, então a Europa e os países do espaço Schengen recomendam muitas vacinas. Os visitantes, incluindo cidadãos brasileiros, podem viajar para a Espanha, Itália e muitos países populares se possuírem os certificados relevantes. Os estados membros europeus exigem certificados COVID para visitantes internacionais. A maioria dos membros europeus estabelece suas próprias regras e restrições.
Até o final de 2025, os cidadãos brasileiros terão que solicitar uma isenção de visto europeu para viajar para a Europa. A Europa introduziu um novo sistema para reforçar a segurança e regular a migração ilegal. A isenção de visto ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) é muito semelhante ao ESTA americano. Isenção de visto Esta é uma permissão de visto regular que permite aos viajantes entrar na Europa por um curto período, embora você não precise ir à embaixada ou consulado para obtê-la.

    Get Notified!
    Sign up to get notified as soon as ETIAS becomes mandatory for traveling to Europe.
    Your data is in the safe hands. Privacy policy